Av. Getúlio Vargas 1.245, 12º andar | Savassi
Belo Horizonte MG | Fone: (31) 3246-7044

Prefeitura de Belo Horizonte

SITE_noticias_banner_PMI-Mercados-1-1280x720.jpg

O procedimento encontra-se na fase de análise dos estudos que foram apresentados para os seguintes Mercados Municipais: Distrital do Cruzeiro, da Lagoinha, Distrital de Santa Tereza e Mercado Novo (4ª laje). Não foram contemplados pela iniciativa privada o Mercado Central de Abastecimento Municipal (Feira do Bairro São Paulo) e a Feira Coberta do Padre Eustáquio – FECOPE.

Para o Mercado do Cruzeiro os interessados são Fundação Grupo Doimo e o Consórcio formado pela Houer Consultoria e Concessões Ltda, Supernova Participações, Urbana Arquitetura e a Associação dos Comerciantes do Mercado Distrital do Cruzeiro – ACOMEC. Para o Mercado da Lagoinha a Fundação Grupo Doimo. Mercado Distrital de Santa Tereza a Fundação Grupo Doimo e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável. E para o Mercado Novo (4ª laje), o Consórcio formado pela Houer Concessões, Supernova Participações e Urbana Arquitetura.

O Edital de PMI dos Mercados foi publicado em 07 de março de 2018 e os trabalhos tiveram início em 27 setembro de 2017, através da publicação do Decreto Municipal nº 16.726, oportunidade em que foi instituído um grupo de trabalho formado por representantes das Secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Planejamento, de Governo, Assistência Social, de Políticas Urbanas e Cultura. O objetivo foi o de identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e sustentável e que propicie a recuperação dos mercados municipais como ponto de convivência para a comunidade.

A fase atual do PMI é a de análise das modelagens econômico-financeira, jurídica e de projeto básico para a elaboração da modelagem final que poderá aproveitar a totalidade ou apenas uma parte dos estudos apresentados pelos interessados. Uma das metas consiste em valorizar a preservação das atividades típicas dos mercados e garantir a viabilidade econômica de cada empreendimento.

 

ACESSE AQUI OS DOCUMENTOS DO PMI