Av. Getúlio Vargas 1.245, 12º andar | Savassi
Belo Horizonte MG | Fone: (31) 3246-7044

Prefeitura de Belo Horizonte

PPP Iluminação Pública

Belo Horizonte é a primeira capital do país a operacionalizar um contrato de PPP de Iluminação Pública, que prevê a substituição de todos os 182 mil pontos de luz da cidade por luminárias LED. A troca teve início em outubro de 2017, primeiramente nas regiões de maior vulnerabilidade social, com previsão de conclusão em até três anos. A modernização é apenas um dos objetivos do projeto da PPP de Iluminação Pública, desenvolvido pela PBH Ativos e motivado pela resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que passou para os municípios a gestão e manutenção dos ativos de iluminação pública.

Nos primeiros meses do contrato, a concessionária BHIP efetuou o cadastro de todos os pontos de iluminação pública, elaborou o plano de transição do contrato anterior para o contrato de PPP e investiu na construção e nos equipamentos do Centro de Controle, por meio do qual será realizada a gestão do parque de iluminação pública da Capital.

Em maio de 2017, foi dada a ordem de serviço para o início da substituição das 182.000 luminárias de vapor de sódio por novas luminárias de LED. Ao menos 20% das luminárias deverão adotar o sistema de telegestão, que permite o monitoramento pelo Centro de Controle e, ainda, a incorporação de outras tecnologias, como internet wifi e câmeras, entre outras, alinhadas com o conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes).

Estão previstos, também, projetos de iluminação de destaque em pontos específicos da cidade, como o entorno da Lagoa da Pampulha, Praça Alberto Dalva Simão, Praça Duque de Caxias, Praça da Liberdade, Viaduto Santa Tereza, Praça do Papa, Mirante do Mangabeiras, Parque Municipal, Praça Rui Barbosa e Praça da Estação.

Principais objetivos do projeto:

  • Modernização das unidades de Iluminação, conforme NBR 5101:2012;
  • Obtenção de iluminação pública de IRC médio mínimo de 65 (IRC = Índice de Reprodução de Cor);
  • Eficientização das unidades de iluminação pública por meio da redução de, no mínimo, 45% da Carga Instalada Média;
  • Priorização da qualidade de iluminação nas áreas mais densas da cidade, com menores níveis educacionais e de renda, e maior índice de crimes e acidentes com veículos;
  • Instalação de unidades de iluminação pública de IRC mínimo de 65 em praças e parques com grande fluxo de pedestres no período noturno;
  • Instalação de unidades de iluminação pública de IRC mínimo de 65 em locais onde há prestação de serviços públicos em períodos noturnos, como hospitais e escolas.

 

PPP Iluminação Pública

Objeto

Modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção do parque de iluminação pública do Município (aprox. 182.000 pontos)

Gestor do Contrato

Secretaria Municipal de Obras

Concessionário

BHIP

Modalidade

Concessão Administrativa

Prazo

20 anos

Status

Em operação desde junho de 2017. Modernização do parque de iluminação pública iniciada em outubro de 2017

Documentos: