Av. Getúlio Vargas 1.245, 12º andar | Savassi
Belo Horizonte MG | Fone: (31) 3246-7044

Prefeitura de Belo Horizonte

imagem1-e1698173661707.jpg

O município de Belo Horizonte foi um dos cinco municípios participantes no Primeiro Programa de Aceleração Digital de Municípios (PADM), coordenado pelo BrazilLab e financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), representando os municípios da região sudeste. Foram também selecionados para o programa os municípios de Araguaína-TO, Campo Grande-MS, Maceió-AL e Porto Alegre-RS.

Esta política pública de fomento à inovação possui potencial transformador para melhoria da gestão pública, permitindo a identificação, em formato descentralizado e participativo, de demandas públicas que exijam o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.

Durante o programa, a prefeitura de Belo Horizonte esteve ativamente envolvida e  representada por diversas áreas de governo, incluindo a PBH ATIVOS S.A, PRODABEL, CTGM, SMPOG e BHTRANS/SUMOB. Os participantes tiveram acesso a 5 oficinas coletivas e 4 mentorias individuais com especialistas em inovação.

Uma das principais atividades do programa foi a Oficina de Design Thinking, realizada de forma presencial em Belo Horizonte nos dias 06 e 07 de junho, que contou com a participação de servidores municipais, tendo como objetivo mapear problemas e definir desafios no contexto do lançamento do decreto da política de inovação aberta.

O programa culminou em um evento de encerramento denominado Demoday, que ocorreu no dia 10 de outubro, com a participação das cinco cidades selecionadas. Nesta ocasião, representado Belo Horizonte, o Diretor de Negócios da PBH Ativos, Daniel Nogueira, anunciou a estruturação e lançamento do edital “CICLO INOVAÇÃO,” previsto para novembro de 2023. Este edital prevê a seleção de startups GovTech que possuam soluções para os desafios indicados no chamamento público.  As empresas selecionadas receberão aportes de recursos que poderão ser convertidos em equity, sendo que o foco da iniciativa é permitir que as soluções inovadoras propostas pelas startups possam resolver os desafios municipais apontados no edital. A intenção do município é que o edital “Ciclo de Inovação” seja recorrente, lançado anualmente, fomentando o ecossistema e melhorando os serviços e políticas públicas municipais.

Além dos benefícios diretos para os municípios, o PADM promoveu a formação de uma rede integrada de colaboração entre as cidades e mentores, permitindo a troca de experiências e conhecimento, fortalecendo assim o ecossistema GovTech no Brasil.

O “Programa de Aceleração Digital de Municípios” é um exemplo de como a inovação e a transformação digital podem desempenhar um papel fundamental no fortalecimento das administrações municipais, gerando impactos positivos para as comunidades locais. Continuaremos acompanhando esses esforços inovadores, ansiosos para ver como essas iniciativas moldarão o futuro das cidades brasileiras