Av. Getúlio Vargas 1.245, 12º andar | Savassi
Belo Horizonte MG | Fone: (31) 3246-7044

Prefeitura de Belo Horizonte

imagem2-e1698173894860.jpg

O município de Belo Horizonte deu um passo significativo na busca de soluções inovadoras para desafios municipais. Nos dias 17 e 19 de outubro, a PBH Ativos, promoveu um Workshop de Design Thinking presencial com o intuito de identificar problemas que afetam a dinâmica de trabalho dos servidores municipais e que impactam diretamente na prestação de serviços aos cidadãos. O evento reuniu 36 participantes em dois grupos, Grupo A e Grupo B, representando diversos setores municipais:

  • Grupo A: SMMA, PRODABEL, SMPOG, SMOBI, SUTEM e SMSP
  • Grupo B: SMPU, SUMOB, SMMA e SMDE

O Workshop tinha como missão a definição dos desafios que farão parte do 1º Edital do Ciclo de Inovação do BHLab amparado pela Lei Complementar N° 182/2021, conhecida como Marco Legal das Startups. Este marco legal tem como objetivo fomentar o ambiente de inovação no Brasil e estimular o crescimento das startups. Além disso, a lei apresenta um regime especial de contratação, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. Ela permite a realização de fases de teste para avaliação e aprimoramento das soluções propostas pelas startups antes da contratação definitiva.

A dinâmica do Workshop foi baseada em uma metodologia de Design Thinking, que se desdobrou em duas fases. Na primeira fase, os participantes de cada órgão, identificaram individualmente seus problemas, compartilhando a posteriori com os demais integrantes do mesmo órgão.  No decorrer da oficina cada órgão escolheu dois problemas para seguir para a segunda etapa de imersão, sendo, ao final da dinâmica, apenas um problema priorizado foi escolhido para seguir para a próxima etapa de Definição do Desafio. Esta atividade fomentou o engajamento e a colaboração entre os órgãos, uma vez que foram identificados problemas comuns entre os setores, além de promover o incentivo para a busca por soluções inovadoras e integração.

O próximo encontro está marcado para os dias 25 e 27 de outubro. Nessa fase, os participantes irão, a partir do problema escolhido, refinar e estruturar o desafio que fará parte do “banco de desafios” para ser avaliado e, possivelmente selecionado, para compor o primeiro edital de chamamento público de startups.

Essa iniciativa demonstra o compromisso de Belo Horizonte em promover a inovação e melhorar a qualidade dos serviços públicos. O Ciclo de Inovação representa um passo ousado na direção de um futuro mais tecnológico e eficiente para a cidade e seus cidadãos.